segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Texto em destaque...


FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NOVO HAMBURGO

Euclides Redin



Não dá para negar os avanços significativos de cuidados com a infância no Brasil nas últimas décadas. Desde a Constituição do Brasil em 1988 e especialmente do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 surgiram movimentos e organizações jamais vividos na História do Brasil. São mais de 5 mil conselhos de Direitos da criança e do Adolescente; mais de 5 mil Conselhos Tutelares nas instâncias das políticas públicas, e, na área da organização civil, são centenas de fóruns da Infância e do Adolescente atentas às questões de defesa dos direitos da infância.
Novo Hamburgo, primeiro que todos, investiu na criação de escolas e turmas de educação infantil públicas e privadas e agora um Fórum Municipal de Educação Infantil articulando parcerias, incluindo desde as esferas de governo até universidades, sindicatos, instituições particulares e comunitárias, sendo mais um espaço privilegiado para as questões da criança, mesmo porque a criança de Novo Hamburgo se impõe pelo número de nascimentos como pelas carências apresentadas em todos os sentidos.
Todos os avanços nas conquistas em favor das crianças não foram conseguidas por força da generosidade da sociedade. Foram conseguidas por força das lutas desencadeadas pelas mães, pelos movimentos sociais organizados pelos educadores e pelas próprias crianças, mais visíveis pela ameaça que significam para a sociedade estabelecida uma criança abandonada.
A luta da criança é mais silenciosa, quase um lamento. É preciso que alguém lute por ela numa cumplicidade de cidadania pela guarda de sua dignidade a que tem direito. A luta pelos direitos da criança é mais uma questão de políticas públicas, portanto o Fórum Municipal de Educação Infantil vem em uma hora de máxima necessidade e urgência. Uma política pública depende de definições legais, mas depende também de implementações das leis que o Brasil já possui e esta implementação depende de luta, de persistência e de coragem. Longa vida e sucesso aos lutadores e apoiadores do Fórum Municipal de Educação Infantil de Novo Hamburgo, sem desistência porque a causa vale a pena.

Agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário